Clipping » Pronta para o altar? – Revista Quem

Revista Quem

 

Pronta para o altar?

Edição 297 – Mai/06

Para a maioria das mulheres, o casamento é o momento mais importante de suas vidas. Mas escolher vestido, local para o casório e encomendar o bufê pode se tornar um verdadeiro martírio sem as informações certas. Nessa hora, qualquer ajuda é bem-vinda, principalmente se vier de alguém com conhecimento no assunto.

QUEM Online aproveita o mês das noivas e traz um guia para ajudar a organizar os preparativos para a cerimônia com mais facilidade. As dicas são dadas pela consultora de casamentos Márcia Possik, dona de uma empresa especializada em tirar do sufoco casais que estão prestes a subir no altar. Confira aqui as dicas, que vão da escolha dos convites, passando por vestido, festa, até chegar ao buquê certo para a noiva. Elas são valiosas para ter um casamento glamouroso.

NOIVADO
Um jantar contratado por um bufê é a melhor saída, pois dá mais tranqüilidade ao casal. É imprescindível a presença da família dos noivos. Convide também os possíveis padrinhos e amigos íntimos. Depois do jantar, o pedido – feito com um brinde – fecha a noite.

PREPARATIVOS PARA O CASAMENTO

Local:  Deve ser reservado com 1 a 2 anos de antecedência. Igrejas famosas, por exemplo, já têm agenda para 2008. Casamentos aos sábados são mais requisitados que aqueles feitos em dias da semana.

Alugar bufê:  Melhor decidir-se pelo bufê apenas após a escolha do local do casamento.

Comprar vestido:  Comprar com 6 meses de antecedência.

Entrega de convites:  Para convidados fora da cidade, enviar por correspondência registrada com dois meses de antecedência. Para convidados que residem na cidade, de 45 a 30 dias são suficientes.

Enxoval da noiva:  Compre coisas básicas e realmente necessárias, sempre há novidades irresistíveis às noivas. Imprescindível não esquecer de:
– 3 ou 4 jogos de cama e toalhas;
– 1 ou 2 jogos de cama e toalhas para hóspedes;
– Toalhas para o lavabo;
– Manta e edredom.

Vestido da noiva:  De branco, só a noiva. Tomara-que-caia, evasê e frente única são os estilos devestidos mais requisitados no momento. Noiva usando vestido pomposo, com direito a mangas bufantes, está totalmente fora de moda.

Noiva gordinha:  Vestido ombro a ombro, com decote canoa são mais apropriados. Alças largas disfarçam braços cheinhos. Evite modelos sequinhos.

Noiva em forma:  Qualquer estilo de vestido é bem-vindo.

Casamento de dia:  Vestidos opacos, de tecidos mais leves, como crepe ou musseline, são boas opções. Brilho apenas nos cabelos. Se o casório acontecer em um sítio, chapéu é uma pedida clássica.

Buquê:  Usar sempre flores nobres, como rosas colombianas, tulipas e orquídeas. O buquê bolinha, feito com rosas, e o buquê de orquídeas, em forma de cacho de uvas, são curinga.

Decoração  Para não errar, decore a igreja e o local da festa de forma clean. Flores brancas e tapete verde ou vermelho, especialmente para a noite, fazem a diferença.

Convites  Não é necessário que o convite seja um retrato da festa, apenas que tenha a ver com o estilo. Se a festa for em um sítio, por exemplo, o convite pode ser rústico.

Quem paga a conta?  Reza a lenda que a família da noiva deve pagar o casório, mas isso é coisa do passado. Esta decisão deve ser tomada em conjunto, e o comum é que se dividam os gastos entre as famílias e os noivos.

Despedida de solteira:  Um chá-de-cozinha na casa da noiva ou de alguma amiga é essencial, pois assim as mulheres pode conversar à vontade e é divertido. Marcar uma viagem só entre amigas, para comemorar os últimos dias de solteira, é uma boa pedida também.

Lembrancinhas:  Objetos que podem ser usados pelos convidados, como uma caixinha de jóias em prata ou cristal, são ótimas lembranças.

O acessório de cabelo usado pela apresentadora Eliana em seu casamento foi muito copiado

Lua-de-Mel:  Opte por viajar para um lugar do agrado dos dois e aproveite muito a viagem. Se os noivos tiverem condição, opte por um passeio pela Europa. Se não, Buenos Aires, na Argentina, Caribe ou até mesmo o Nordeste são ótimos roteiros. Na praia, lembre-se de reservar um hotel só de casais, para a tranqüilidade dos recém-casados.