Clipping » A turma do faz-tudo – Revista da Folha

A turma do faz-tudo

Produtores e empresas que prestam assessoria aos noivos na hora de organizar o casamento
Por Patrícia Pereira

Você está às vésperas do casório e, literalmente, surtada? A sogra anda dando palpites demais e o noivo já tirou o corpo fora? Uma alternativa para não jogar o buquê ( e as alianças) antes da hora, e no lugar errado, é convocar as empresas que vivem de organizar a vida de quem se vê às voltas com o próprio casamento. Elas cuidam de todos os detalhes que envolvem o grande dia. Da produção da festa à distribuição de convites e a compra de passagens da lua-de-mel.

Para Ana Carvalho Pinto, o serviço surgiu com a mudança do papel da mulher na sociedade. “Há 20 anos, ela não trabalhava fora, a noiva tinha tempo livre para cuidar de todos os detalhes do casamento. Hoje, a mulher não é mais dona-de-casa”, diz a organizadora.

Mas a varinha de condão tem um custo. Ana, por exemplo, cobra 10% do valor do casamento para prestar uma assessoria completa. “É preciso ponderar se realmente precisa -se porque não tem tempo ou porque é insegura”, diz.

Uma das vantagens do serviço é diminuir o estresse desse período. “São muitos assuntos. Não importa se o prazo é curto ou longo, a família inteira fica envolvida”, diz Vera Simão.

O trabalho das assessorias é pouco palpável, mas pode envolver mais de 40 fornecedores direferentes. Não fazem o bolo, mas ajudam a escolher; não costuram o vestido, mas indicam o estilista; não montam os arranjos florais, mas selecionam a floricultura. “Funcionamos como regentes de uma orquestra, controlando os serviços envolvidos. E, no dia do casamento, passamos a diretor de cinema: mandamos a noiva entrar, mandamos cortar o bolo”, brinca Ana.

Algumas assessorias preferem cuidar apenas da festa e da cerimônia religiosa, outras prestam um atendimento ainda mais completo e cuidam, inclusive, do enxoval e da viagem de lua-de-mel. Há de tudo no mercado. Um dos serviços é o cerimonial do dia. Em geral, a empresa começa a trabalhar uma semana antes para saber quem são os fornecedores e todos os serviços agendados para o dia do casamento.

Para quem optar por gastar essa grana na lua-de-mel, seguem algumas dicas de sites e eventos especializados.

Boas dicas na web

www.noivasonline.com.br
O site tem um guia de serviços que ajuda a noiva a encontrar do enxoval ao pacote de viagem da lua-de-mel, passando pela festa. As seções são de assessoria, cerimonial, bolos e doces, bebidas, bufê, decoração de festas, lembrancinhas, salão, lingerie, aliança, convites, caligrafia e lacre, agências de turismo, foto e vídeo.

www.webnoivas.com.br
Intitula-se o portal da noiva moderna. Tem informações sobre casamento no civil, agenda da noiva, recepção, música, foto e vídeo, convites, damas e pajens, e também feiras e eventos.

www.noivas.com.br 
Dá dicas sobre como escolher roupas e acessórios, a casa e os móveis, a data do casamento e os padrinhos, o estilo de cerimônia e o roteiro da lua-de-mel. Ainda traz um guia de serviços.

www.noivasecia.com.br
Tem matérias especiais que vão de temas como o significado de cada buquê a como sites ajudam as noivas. Nas seções, casamento civil e palavra da igreja. Os colunistas tratam de segundo casamento, gravidez inesperada, ciúme e segunda chance.

www.portalnoivas.com.br
Na seção “a noiva”, dicas como a escolha do vestido e do buquê. Em “o casamento”, há informações sobre os documentos necessários e uma lista de cartórios e igrejas. Trazem também uma relação de empresas que oferecem produtos e serviços para casamento.

Olho nas datas

Seis meses antes
Convide padrinhos, pajens e damas de honra Decida o estilista que fará o vestido e escolha modelo e tecido Defina o cardápio e as bebidas da festa

Cinco meses antes
Encomende a grinalda e o buquê Contrate fotógrafo e filmagem, os músicos e a decoração da igreja e da festa Complete o enxoval

Quatro meses antes
Finalize a lista de convidados Encomende os convites e contrate o calígrafo Escolha e compre as alianças Defina a roupa do noivo, das madrinhas, dos padrinhos, dos pajens e das damas de honra Reserve a viagem de lua-de-mel Converse com quem você gostaria que fizesse leituras ou discursos no casamento

Três meses antes
Envie os convites para o calígrafo Encomende os doces e o bolo Marque o dia no cabeleireiro ou reserve o dia da noiva Agende datas para prova de cabelo e de maquiagem Marque a data e o local do casamento civil e verifique os documentos necessários

Dois meses antes
Envie os convites Contrate um carro para levá-la ao casamento Defina a lista de presentes de casamento e de chá-de-cozinha em, no mínimo, duas lojas Faça a prova da comida que será servida na recepção

Um mês antes
Compre os acessórios: sapato, lingerie e meia-calça Marque o dia do chá-de-cozinha Defina com os músicos a trilha sonora da cerimônia religiosa e da festa

Uma semana antes
Confirme todos os serviços contratados Faça a última prova do vestido e testes de cabelo e de maquiagem Confirme passagens e reservas de hotéis para a lua-de-mel Noivos: façam o último corte de cabelo

Dois dias antes
Hora de fazer depilação e pedicuro Busque o vestido de noiva Use o sapato do casamento para amaciá-lo Busque um momento de relaxamento, como fazer uma sauna e uma massagem

Marriages
Oferece opções de serviço desde a assessoria completa, da orientação sobre a escolha do enxoval ao planejamento da lua-de-mel, até serviços como apenas o cerimonial do dia. Para coordenar o cerimonial religioso e o da festa, o preço é R$ 2.500. O valor da assessoria completa é negociado de acordo com o que for requisitado.